Thursday, June 7, 2007

"Re-Barbados"




Caraibas - Barbados - St. James, Projecto " The Sands "


Ainda nao tocou a sineta.

Com os olhos semicerrados, contava os minutos que faltavam, para que no mostrador do telemovel lhe chegasse o sinal que daria incio ao dia.

Enroscando-se nos lencois, tentava apenas nos derradeiros momentos, resguardar-se do ar gelado que se fazia sentir ao seu redor, lembrando-o por momentos, que ainda conhecia o significado da palavra frio.

Mas nao. Com alivio, da-se conta, que na noite anterior, apenas ficou por desligar o ar condiccionado (17graus) .

Ultrapassada esta dificil etapa. arrastou-se para o banho desejando que, da temperatura da agua, se pudesse regular tambem o seu estado de humor. Mas e’ em seguida o pequeno almoco, que faz dele um homem novo, bem diferente daquele que poucos minutos antes se encontrava no “casulo”.

Ao passar a porta para a rua, vai bem disposto. Embora cedo, o dia, esse ja nasceu ha duas horas, o calor do sol comeca a fazer sentir um certo ardor na pele e a humidade, cerca de 90%, faz colar a roupa ao corpo.

Sao apenas sete da manha, o pico da hora de transito. Cantarolando ao som da radio local, fez-se ‘a estrada, sem qualquer receio do percurso que tem pela frente.

Atencao ao autocarro amarelo. Atras dele segue uma enorme fila de carros, resultante das diversas paragens para largar e recolher passageiros, que parecem nao ter pressa. Afirma-se nao so pela cor e pela envolvente neblina de fumo de escape, mas porque passam aos montes parecem abelhas, e que “zumbido”!

A ultrapassagem e’ impossivel, mas nao ha desespero, apenas se consegue avancar a uma incrivel velocidade de 40km/h, mas suficiente para que ao fim de 10 minutos o percurso esteja cumprido.

Chegado ao destino, caminha, limitando-se a dizer as palavras “Bom Dia”, repetindo-as varias vezes e repetindo-as em varias linguas, pois alguem ira’ entender, e de saco a tiracolo prepara-se para iniciar a escalada ate’ a cota 19.50m.

Chegado ao topo depara-se com a torre de comando, centro de todas as operacoes.

O “premio da montanha” e’ gratificante, com um cafĂ© e uns minutos a contemplar a sublime vista em redor, ao mesmo tempo que se da’ os Bons Dias aos que passam, com quem se trocam algumas palavras e surgem as primeiras gargalhadas.

Inicia-se assim o primeiro dia de trabalho e e’ tambem a rotina de uma de muitas manhas, neste (Re)gresso aos Barbados!


No comments: